Agência Panafricana de Notícias

Partido interpela Presidente Jonathan sobre violência pós-eleitoral contra seus militantes

Lagos, Nigéria (PANA) - O Congresso para a Ação da Nigéria (ACN, oposição) pediu ao Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, para prestar atenção à violência pós-eleitoral contra seus militantes, indica um comunicado transmitido domingo à PANA.

Citado pelo documento, o porta-voz do ACN, Lai Mohammed, realçou que isso poderá desencadear uma nova série de massacres idênticos aos ocorridos em vários Estados do norte do país depois das eleições presidenciais de 16 de abril último.

Mohammed disse que este apelo se segue à eliminação sistemática de militantes e simpatizantes do seu partido em Benue e noutros Estados.

O partido considera que os massacres e perseguições em Benue e noutros Estados se devem à intolerância política, de acordo com a fonte.

"Se o Presidente Jonathan é sincero na sua tão mediatizada declaração de que a ambição política individual não vale o sangue de um Nigeriano, ele deveria então tomar medidas hoje para pôr fim a tais assassinatos, mesmo após a eleição", referiu.

Para Mohammed, é hora de se resolver este problema, "mas não quando os visados decidirem contra-atacar e a situação se tornar incontrolável que o Governo vai criar uma comissão para determinar as causas, como aconteceu em vários Estados do norte do país, após a violência pós-eleitoral ".

Ele argumenta que os masacres pós-eleitorais e a intimidação persistem porque o Governo Federal, que deveria já ter resolvido o problema, escolheu ostentar a indiferença ou a ignorância.

"Não queremos que o Presidente Jonathan só se sinta interpelado quando a violência visar o seu partido. Afinal, ele é o Presidente da Nigéria ", desabafou.

-0- PANA SEG/ASA/AAS/CCF/DD 15maio2011