Agência Panafricana de Notícias

Partido de oposição gambiana tira lições de motins na Grã-Bretanha

Dakar, Senegal (PANA) – Um partido da oposição gambiana, a Organização Popular Democrática para a Independência e Socialismo (PDOIS), sublinhou a necessidade de tirar lições dos recentes motins na Grã-Bretanha.

Num comunicado assinado pelo seu secretário-geral, Halifa Sallah, o PDOIS declara que tirar boas lições desses eventos permite aos dirigentes politicos do mundo saberem que é chegado o tempo dos povos ».

No mesmo texto, o partido gambiano sublihou a necessidade, para as autoridades britânicas, de criar comissões de inquérito e comisões verdade e reconciliação que para fazer com ique a justiça seja aplicada com a clemência ».

« Não é preciso especular sobre o ambiente dos desordeiros e as suas motivações. É preciso ver os seres humanos através desta revolta”, de acordo com a fonte.

Segundo o PDOIS, os responsáveis políticos britânicos deveriam aproveitar-se deste incidente para “defender os valores da democracia e da liberdade” ao declarar aos desordeiros que tinham "o direito de se manifestar contra a morte de Mark Duggan de maneira pacifica”.

Mark Duggan, de 29 anos de idade, morto pela polícia britânica há dias, está na origem dos motins que sacodem o Reino Unidos desde há vários.

-0- PANA MLJ/SEG/FJG/DIM/DD 22 agosto /2011