Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso deve realizar as eleições de 2020 a tempo para evitar dar uma vitória aos terroristas, defende um partido da oposição burkinabe.
"Se os terroristas conseguirem impedir o Burkina Faso de realizar as suas eleições a tempo, terão conseguido arrancar uma vitória clara. É por isso que, tal como os outros países atacados, temos de realizar as eleições atempadamente", disse numa conferência de imprensa Eddie Komboïgo, presidente do Congresso para a Democracia e o Progresso (CDP).
"É por isso que pedimos aos apoiantes da oposição que se mobilizem para uma verdadeira mudança qualitativa, nas eleições de 2020", acrescentou o líder do partido do ex-chefe do Estado burkinabe, Blaise Compaoré, derrubado a 30 de outubro de 2014, após 27 anos de poder ditatorial.
Para a oposição, a guerra não deve impedir a realização de eleições.
"Por outro lado, a guerra deve impedir um regime de saquear os recursos do seu país, dividir o seu povo e permanecer no poder ilegalmente e sem legitimidade", frisou.
O Burkina Faso está confrontado com um recrudescimento dos ataques terroristas, nos últimos quatro anos, que já mataram mais de 600 pessoas e forçaram à deslocação milhares de outras, provocando uma crise humanitária enorme.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/DIM/DD 12novembro2019