Agência Panafricana de Notícias

Partido de oposição convocado no Tribunal Constitucional do Benin

Cotonou, Benin (PANA) - O partido da oposição beninense, Les Démocrates, estará presente este sábado no Tribunal Constitucional no âmbito dos seus recursos relativos às eleições legislativas de 8 de janeiro, soube a PANA de fontes seguras.

A audiência especial marcada para a tarde é dedicada a dois recursos, dos quais o primeiro pede ao Tribunal que recomenda à Direção-Geral de Eleições para disponibilizar atas da compilação dos resultados dos 546 municípios, ao passo que o segundo reclama pela invalidação das eleições de um de seus opositores.

No dia seguinte à proclamação dos resultados provisórios pela CENA, o partido já rejeitou os números apresentados e prometido acionar o juiz contencioso. Durante uma coletiva de imprensa organizada para esse fim, o presidente do partido, o honorável, Eric Houndété declarou: "... o partido Les Démocrates contesta os resultados anunciados pela CENA e exige que a veracidade das urnas seja restaurada.

É por esta razão que o Partido Democratas já está a trabalhar para interpor recursos junto do Tribunal Constitucional para que lhe sejam restituídos os seus direitos. O partido exorta os militantes à calma e serenidade enquanto aguardam o veredicto do Tribunal Constitucional. Ele os convida a estarem prontos para qualquer palavra de ordem que seja apropriada diante da situação.

"O Partido Democratas também reafirmou à comunidade internacional seu desejo de trabalhar pela paz e a convida a acompanhá-la na restauração da democracia beninense Segundo os resultados publicados pela Comissão Nacional Autônoma Eleitoral (CENA) e confirmados pelo Tribunal Constitucional, três partidos dos sete candidatos venceram as eleições legislativas de 8 de janeiro no Benin.

São eles: Renovação Sindical Progressista (UPR-53 cadeiras), Bloco Republicano (BR-28 cadeiras) e Democratas (LD, oposição com 28 cadeiras).

Após a proclamação dos resultados pelo Tribunal, os partidos ou candidatos dispõem de 10 dias para interpor recurso. Os 109 deputados eleitos serão empossados ​​em 12 de fevereiro para um mandato transitório de 3 anos.

-0- PANA IT/IS/SOC/MAR 21janeiro2023