Agência Panafricana de Notícias

Partido de conotação islamita legalizado no Egipto

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – Um partido de conotação islâmica, Wassat ou Middle Party (centro) foi legalizado sábado pelo Tribunal Administrativo no Egipto, constatou-se no local.

Criado em 1996 pelo ex-membro dos Irmãos Muçulmanos, Abu Al-Ela Madi, Wassat acabou finalmente por obter a autorização este fim-de-semana de funcional como um partido politico normal, na sequência dos efeitos da revolução que destituiu o regime autocrático do ex-ditador, Hosni Mubarak, a 11 de fevereiro último.

O partido de Madi, de obediência liberal com uma orientação islamita, poderá doravante apresentar um candidato às eleições presidenciais previstas para antes do fim deste ano.

Os Irmãos Muçulmanos que, segundo analistas, são a força mais coesiva na cena política no Egito, ainda não dispõem de partido oficial, mas indicam que não vão tardar a fazê-lo.

Eles anunciaram não se candidatar às próximas eleições presidenciais mas que só aspiram a vencer 30 porcento dos assentos nas eleições legislativas.

O Conselho Supremo das Forças Armadas no Egito, que tomou a direção dos assuntos desde a queda do Presidente Mubarak, esperam pelas recomendações da comissão judicial sobre os artigos chaves da Constituição a serem submetidos a um referendo para balizar a via às eleições legislativa e presidencial, bem ao regresso ao regime democrático antes do fim deste ano.

-0- PANA MI/SEG/ASA/SSB/FK/DD 20fev2011