Agência Panafricana de Notícias

Partido de Mugabe favorável à limitação a 2 de mandatos presidenciais

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O partido do Presidente Robert Mugabe, a ZANU-PF, é favorável à limitação a dois do número de mandatos presidenciais na nova Constituição do Zimbabwe, soube-se de fonte partidária sábado em Harare.
Uma nova Constituição está a ser elaborada e vai substituir a antiga Lei Fundamental baseada no sistema britânico e herdada da colonização depois da independência do Zimbabwe em 1980.
Mas, o processo de redacção da Constituição foi manchado por diferendos entre os três partidos membros do Governo de coligação relativos aos artigos a incluir.
O Presidente Mugabe, de 86 anos de idade, no poder sem interrupção há 30 anos, indicou que será candidato às eleições previstas para o próximo ano ou em 2012 se for investido pelo seu partido.
Em virtude do acordo que institui o Governo de coligação, o principal adversário político do Presidente Mugabe - Morgan Tsvangirai - tornou-se primeiro-ministro, enquanto a ZANU-PF quer a supressão do posto de primeiro-ministro na nova Constituição para criar dois Vice-Presidentes.
"Não deverá haver primeiro-ministro e o Presidente nomeia apenas um ou dois Vice-Presidentes saídos da Assembleia Nacional para o ajudar na execução das suas tarefas", revelou a ZANU-PF na sua declaração de princípio sobre a Constituição.
Por seu turno, o partido de Tsvangirai é favorável à supressão do posto de Vice-Presidente e à manutenção do cargo de primeiro-ministro.
Além dos diferendos entre os partidos, o processo de elaboração duma nova Constituição foi atrasado pela falta de financiamentos.
O processo registou quase um ano de atraso, enquanto, segundo o acordo concluído para a criação do Governo de coligação, as próximas eleições no país apenas terão lugar no quadro duma nova Constituição.