Agência Panafricana de Notícias

Partido de Hichilema vence legislativas na Zâmbia

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND), liderado pelo Presidente eleito da Zâmbia, Hakainde Hichilema, conquistou a maioria dos assentos no Parlamento nas eleições gerais da quinta-feira passada.

O partido ganhou 82 circunscrições, garantindo a maioria na Assembleia Nacional, de acordo com os resultados oficiais anunciados pela Comissão Eleitoral da Zâmbia (CEZ).

Hakainde Hichilema, até então líder da oposição, obteve nas presidenciais uma vitória esmagadora sobre o Presidente cessante Edgar Lungu.

O UPND conquistou uma série de circunscrições importantes diante da Frente Patriótica (FP), o partido de Edgard Lungu, incluindo Lusaka Central, representado pela PF desde 2006, e outros bastiões tradicionais do atual partido no poder.

No total, o partido do Presidente cessante conquistou 63 assentos, enquanto 16 outros foram para candidatos independentes.

Um dos assentos da distrito eleitoral de Nalolo, na Província Ocidental foi conquistado por Wamunyima Imanga do Partido para a Unidade Nacional e  Progresso (PNUP).

A circunscrição de Kaumbwe, na Província Oriental, ainda não organizou a sua eleição depois da morte, em julho passado, do candidato do UPND, Petauke Bornface Khondowe.

Os resultados seguem-se ao anúncio segunda-feira da vitória de Hichilema como Presidente da República com uma vantagem de 996.556 votos.

O novo Presidente lidera em seis das 10 províncias da Zâmbia, com um forte desempenho nos principais campos de batalha (Lusaka e Copperbelt), onde conquistou o eleitorado de Chifubu, bastião da FP, em Ndola.

Estas eleições registaram uma taxa recorde de participação, com 71 por cento dos eleitores inscritos que votaram em triplas eleições presidenciais, legislativas e locais.

-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 18ago2021