Agência Panafricana de Notícias

Partido da oposição gambiana exige demissão do Presidente Jammeh

Banujl, Gâmbia (PANA) – O partido do Congresso Moral da Gâmbia (GMC, oposição) exigiu a demissão do Presidente gambiano, Yahya Jammeh, para pemitir a uma autoridade de transição organizar eleições livres e justas e «restaurar o caráter sagrado da autoridade derivada».

O GMC diz num comunicado transmitido à PANA sexta-feira que «o estado de espírito da nação e o silêncio da maioria estão em conformidade com um tal apelo».

"O uso sem precedente das redes sociais eletrónicas por centenas de milhares de jovens internautas gambianos reflete a convicção geral de que a demissão do Presidente se impõe", indica o GMC no seu comunicado.

A nota refere ainda que este posicionamento do GMC segue-se à execução, 15 dias antes, pelo Governo gambiano, de nove pessoas condenadas à morte, sublinhando que as execuções foram oficialmente confirmadas pelo Ministério do Interior.

«Apoiamos e aprovamos as exigências dos jovens gambianos contidas nas petições apresentadas aos Governos e às organizações internacionais do mundo inteiro», acrescenta o GMC, que exorta a comunidade internacional a tomar medidas urgentes e decisivas a favor destas petições.

O GMC renovou igualmente o seu apelo para a imposição de sanções dirigidas contra indivíduos e instituições específicas do país.

-0- PANA MSS/VAO/ASA/AAS/SIC/CJB/IZ 08set2012