Agência Panafricana de Notícias

Partido da oposição em Cabo Verde aprova candidatos às legislativas

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Comissão Nacional do Movimento para a Democracia (MpD), maior partido da oposição em Cabo Verde, aprovou, sábado na cidade da Praia, as listas dos seus candidatos às eleições legislativas de 20 de março, apurou a PANA de fonte partidária.

A ausência do fundador do MpD e antigo primeiro-ministro, Carlos Veiga, assim como de históricos do partido como Eurico Monteiro, Orlanda Ferreira, Mário Silva ou Humberto Cardoso constitui a maior novidade das listas dos candidatos a deputados na próxima legislatura.

De resto, não se registam grandes novidades em relação aos cabeça-de-listas, onde a maioria repete a posição que já ocupava nas eleições de 2011. São os casos dos atuais deputados David Gomes (Brava), Jorge Nogueira (Fogo), José Luís Lima Santos (Boavista), Joana Gomes Rosa (Maio), Janine Tatiana Santos Lelis (Sal), Nelson do Rosário Brito (São Nicolau), Jorge Santos (Santo Antão), Orlando Pereira Dias (África) e Emanuel Barbosa (Europa).

O líder do MpD e candidato a primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, encabeça a lista no círculo eleitoral de Santiago Sul, na ilha de Santiago, o maior de Cabo Verde e que inclui a cidade da Praia, de que ele foi presidente da câmara até renunciar na sexta-feira.

Neste círculo, ele concorrerá diretamente com a líder e candidata a primeira-ministra pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), no poder, Janira Hopffer Almada.

O coordenador da comissão política de São Vicente, João da Luz Gomes, lidera a lista pelo segundo maior círculo eleitoral do arquipélago, enquanto o administrador-geral do MpD, Austelino Correia, encabeça o também importante círculo de Santiago Norte, enquanto a lista do circulo das Américas é liderada por Alberto Montrond, emigrante nos Estados Unidos da América.

-0- PANA CS/TON 17 jan 2016