Cotonou, Benin (PANA) - O Partido Comunista do Benin (PCB) advertiu contra qualquer instalação de tropas estrangeiras, no país, na sequência dos ataques repetidos de terroristas na região norte.
Numa nota sob o título "Não à mudança da (força francesa) Barkhane para o Benin", o PCB exprimiu a sua forte oposição à presença de forças armadas estrangeiras em solo beninense.
O partido cita "informações de várias fontes" que indicam que militares franceses já se encontram em território beninense, a preparar o terreno para a chegada em força da Barkhane.
"Os líderes franceses estão a pressionar e a utilizar todos os meios disponíveis para impor a instalação da Barkhane, no Benin", insistiu.
Para o PCB, a aceitação pelo Presidente Talon do destacamento de tropas militares da "Barkhane" (ou outras forças de ocupação com vários nomes), no Benin, constituiria "uma alta traição que nenhuma contrição ulterior poderia apagar.
"Barkhane errante não encontrará refúgio no Benin! Isso o nosso povo nunca aceitará, custe o que custar", sublinharam os comunistas beninenses.
-0- PANA IT/JSG/DIM/IZ 18fev2022