Agência Panafricana de Notícias

Partido Socialista francês denuncia indiferença à fome no Corno de África

Paris, França (PANA) – O Partido Socialista francês (PS, oposição) denunciou «a indiferença da comunidade internacional» face à fome que assola os países do Corno de África.

«A indiferença a este drama é um escândalo que o Partido Socialista denuncia com veemência. O destino destes milhões de vítimas deve ser uma prioridade para todos. É preciso mobilizar-se para organizar a subsistência dos países mais pobres», diz o PS num comunicado assinado pelo seu secretário nacional para a Cooperação, Francofonia, Ajuda ao Desenvolvimento e Direitos Humanos, Pouria Amirshahi.

O PS pede ajuda de emergência que deve vir «imediatamente» completar os programas de assistência alimentar da ONU, estimando que é preciso encorajar os investimentos numa agricultura controlada pelas populações.

«As terras aráveis dos países mais pobres devem ser destinadas com prioridade às culturas, permitindo assegurar a autossuficiência alimentar dos povos», afirma o PS.

«Está na hora de eleborar novos mecanismos de regulação internacional e novas regras para as trocas comerciais e a cooperação com os países do Sul», acrescenta.

Vários milhões de pessoas que vivem no Corno de África, nomeadamente na Somália, sofrem da fome causada pela seca e pelos conflitos armados na região.

Ao drama da desnutrição junta-se o das deslocações de centenas de milhares de refugiados em condições lamentáveis.

-0- PANA BM/AAS/CJB/IZ 20jul2011