Agência Panafricana de Notícias

Partidários de Kadafi manifestam-se em Benghazi

Tripoli, Líbia (PANA) - Dezenas de partidários do antigo regime líbio de Muamar Kadafi saíram às ruas de Benghazi, terça-feira, numa manifestação inédita agitando bandeiras verdes e entoando cânticos a glorificar a era Kadafi.

Os manifestantes ostentavam retratos de Kadafi na Praça al-Quich onde eles se reuniram e exigiram a libertação do seu filho Seif al-Islam, contra o qual um tribunal em Tripoli decretou, na semana passada, a pena de morte por crimes cometidos durante a Revolução de Fevereiro, nomeadamente a repressão de manifestantes.

A manifestação denunciou também os maus tratos e torturas infligidas a Saadi Kadafi, outro filho de Muamar Kadafi, e exigiu a libertação do seu irmão Seif al-Islam.

Uma marcha foi organizada pelas ruas de Benghazi, enquanto os manifestantes gritavam slogans como "nós a (Líbia) queremos como no tempo antigo sem Daech nem Irmandade Muçulmana" e "liberdade para Seif al-Islam. "

Segundo testemunhas oculares, a mnifestação ficou marcada pela participação de um certo número de soldados uniformizados.

A cidade de Sebha (sul) e algumas outras cidades foram também palco de manifestações similares após a emissão do veredito condenando à morte Seif Kadafi e um certo número de ex-responsáveis do regime.

-0- PANA BY/BEH/DIM/IZ 05ago2015