Agência Panafricana de Notícias

Partes sul-sudanesas observam cessar-fogo

Cartum, Sudão (PANA) - O acordo de cessar-fogo, concluído sexta-feira à noite em Addis Abeba, na Etiópia, pelas partes beligerantes no Sudão do Sul, começou a vigorar sábado à noite, indicou o ministro sul-sudanês da Defesa, Kuol Myang.

O general Myang anunciou este desenvolvimento num comunicado entregue domingo ao jornal Al-Tagheyeer, um diário independente do Sudão.

Ele falou também ao jornal por telefone para anunciar que as forças combatentes receberam ordens do Presidente Salva Kiir para cessar imediatamente as hostilidades com os rebeldes sul-sudaneses dirigidos pelo antigo Vice-Presidente Riek Machar.

O ministro da Defesa apelou aos combatentes rebeldes para observarem o cessar-fogo e igualmente continuarem as negociações em curso em Addis Abeba para uma resolução pacífica do conflito, com vista a permitir às pessoas deslocadas voltar às suas casas.

Além disso, o acordo prevê o desdobramento de observadores para supervisionar a trégua, a formação dum Governo de transição antes da redação de uma nova Constituição e a organização de novas eleições no país em 2015.

-0- PANA MO/SEG/ASA/BEH/MAR/IZ 11maio 2014