Agência Panafricana de Notícias

Partes signatárias do acordo reúnem-se na Mauritânia

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- As partes mauritanas signatárias do acordo político de saída da crise devem manter a sua primeira reunião este domingo em Nouakchott na presença dos representantes do Grupo de Contacto Internacional sobre a Mauritânia, soube-se de fonte autorizada.
Assinado terça-feira passada em Dakar, no Senegal, o acordo prevê a instauração dum Governo de União Nacional de Transição encarregue de organizar as eleições presidenciais cuja primeira volta, inicialmente prevista para 6 de Junho, foi adiada para 18 de Julho próximo.
A reunião vai agrupar os apoiantes do cérebro do golpe de Estado de 6 de Agosto de 2008 e candidato às presidenciais, general Mohamed Ould Abdel Aziz; a Frente Nacional para a Defesa da Democracia (FNDD), uma aliança de partidos opostos ao regime militar; e o Reencontro das Forças Democráticas (RFD), um dos principais partidos do país.
Os representantes do Grupo de Contacto Internacional sobre a Mauritânia reuniram-se com o Presidente derrubado pela Junta, Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi, sábado à tarde em Lemden, a sua aldeia natal, no sudoeste do país.
O acordo foi assinado depois de seis dias de negociações por iniciativa do Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, apoiada pela União Africana (UA) e pelo Grupo de Contacto Internacional sobre a Mauritânia.