Agência Panafricana de Notícias

Parte de Fundo Soberano Líbio congelado na Bélgica desviada, diz juiz belga

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Uma parte do Fundo Soberano Líbio, congelado na Bélgica a pedido das Nações Unidas, desapareceu das contas destes recursos criados durante o regime de Muamar Kadafi, derrubado em agosto de 2011 na Líbia, revelou o juiz de instrução belga, Michel Claise, encarregue deste processo na Procuradoria de Bruxelas.

O caso eclodiu após a condenação da Bélgica pelo Comité de Sanções das Nações Unidas que não ordenou o levantou o congelamento dos haveres do Fundo Soberano Líbio que deverá oportunamente voltar à Autoridade Líbia de Investimento (LIA).

Para a ONU, os fundos desaparecidos, ou seja um bilião de dólares americanos, que correspondem aos juros e dividendos garados pelo Fundo Soberano Líbio podem ter sido desviados, pois, a seu ver, os autores aproveitaram-se da instabilidade prevalecente na Líbia desde a destituição do regime de Kadafi.

Investigações estão em curso para descrobir os rastos das somas desaparecidas, indica o gabinete do ministro belga das Finanças, Johan van Overtveldt.

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 14set2018