Agência Panafricana de Notícias

Parlamentos rivais fazem novas propostas para aprovar Governo de União na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os presidentes da Câmara de Representantes (Parlamento líbio), Aguila Saleh, e do Congresso Nacional Geral (CNG), Nouri Abdousahmein, apresentaram uma nova proposta ao Comité do Diálogo Político e à Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), relativa à divergência sobre o artigo VIII do anexo sobre as medidas de segurança referentes à demissão dos líderes militares e de segurança.

A nova proposta pede que a Câmara Constitucional do Tribunal Supremo estatua sobre o assunto e exorta todo o mundo a respeitar o texto do acórdão do Tribunal e a abster-se de pressionar os membros desta jurisdição, indica o portal eletrónico líbio Afrigatenews, citando fontes autorizadas.

Segundo a mesma proposta, Abousahmein e Aguila reafirmam a sua proposta de reduzir o número de membros do Conselho Presidencial para dois vice-presidentes em vez dos nove atuais, de modo que Fayez Al-Sarraj conserve a presidência do Conselho enquanto eles escolhem um vice-presidente cada.

A proposta sugere um Governo de 15 ministros, dos quais cinco nomeados pela Câmara de Representantes, cinco pelo CNG e cinco por Fayez Al-Sarrah.

No entanto, os seus signatarios foram omissos quanto a forma como se fará a repartição das pastas ministeriais, limitando-se a insistir no princípio da competência.

Os membros do Conselho Presidencial rejeitaram a proprosta considerando que ela visa dividir-lhes, segundo uma fonte fidedigna.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 25março2016