Agência Panafricana de Notícias

Parlamento zimbabweano vota emenda constitucional

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Parlamento zimbabweano deve votar uma emenda constitucional que autoriza a criação dos postos de primeiro- ministro e de dois vice-primeiros-ministros com vista à formação dum Governo de união nacional cujo acordo de partilha do poder foi assinado a 15 de Setembro último.
O projecto de votação foi atrasado pelas divergências registadas entre o Governo e o principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC) sobre a repartição dos Ministérios.
O MDC exigiu uma partilha equitativa das pastas ministeriais chaves, nomeadamente, os postos no seio do Governo e de governadores de província antes da formação do Governo de coligação no decurso de Fevereiro corrente.
Em virtude do acordo de partilha do poder, o primeiro-ministro deverá prestar juramento a 11 de Fevereiro corrente e o Governo ser formado dois dias mais tarde.
O MDC pede com insistência que todas as questões pendentes sejam resolvidas antes do emposse do seu líder, Morgan Tsvangirai, designado primeiro-ministro do Governo zimbabweano.