Agência Panafricana de Notícias

Parlamento zambiano levanta imunidade de ex-Presidente

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Parlamento zambiano votou por unanimidade sexta-feira a resolução para levantar a imunidade do ex-Presidente da República, Rupiah Banda, para que ele responda em juízo por acusações de corrupção.

A moção foi solicitada pelo ministro da Justiça, Wynter Kabimba, que instou a câmara parlamentar a levantar a imunidade do ex-chefe de Estado zambiano.

A maioria dos parlamentares da oposição deixaram o Parlamento em sinal de protesto e, dos 87 deputados que votaram, três votaram contra e três outros abstiveram-se.

Os advogados de Banda interpelaram o Tribunal Supremo indicando que a moção não deveria ser submetida ou discutida no Parlamento.

Sakwiba Sikota, um dos advogados de Banda, declarou sexta-feira que o Governo "não tem nenhum respeito pelo Estado de direito e pela justiça" já que, frisou, o Parlamento não tomou em consideração a petição depositada no Tribunal Supremo por Banda.

Em fevereiro último, o arguido recusou-se a comparecer diante da Comissão de Luta contra a Corrupção para interrogatório.

Ele torna-se no segundo Presidente da Zâmbia a ver a sua imunidade levantada, depois do defunto Frederick Chiluba que teve o mesmo tratamento por acusações de corrupção.

-0- PANA MM/VAO/ASA/AAS/MAR/DD 16março2013