Túnis, Tunísia (PANA) - A Assembleia dos Representantes do Povo Tunisino (Parlamento) aprovou por unanimidade, quarta-feira, um projeto de lei fundamental sobre o acordo sobre a instauração da Zona de Livre Comércio Pan-Africana (ZLECAF), constatou a PANA no local.
Os objetivos da ZLECAF são nomeadamente reforçar a competitividade a todos os níveis, e mais particularmente à escala da indústria e das empresas, através da exploração das possibilidades de economia de escala, ultrapassar a dependência das exportações dos produtos primários, lê-se no texto apresentado aos deputados tunisinos reunidos em sessão plenária.
Também consta destas metas o reforço da competitividade das empresas graças ao alívio dos encargos das trocas comerciais, indica o texto.
Acrescentou que a ZLECAF representa um mercado de mais de um bilião 200 milhões de pessoas, com um Produto Interno Bruto (PIB) total de dois biliões 500 milhões de dólares americanos.
Com base no número total dos membros, ela constitui a maior zona de comércio livre do mundo.
A ZLECAF representa um importante passo na via da realização de África tal como prevista na Agenda de 2063.
Dos 54 Estados de África, que já assinaram o acordo sobre a ZLECAF, cerca de 30 países ratificaram este protocolo que visa acelerar o comércio interafricano para o aumentar para 50 por cento em 2022 e reforçar a posição comercial de África no mercado mundial.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/DD 23julho2020