Agência Panafricana de Notícias

Parlamento santomense debate Orçamento do Estado para 2013

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Parlamento santomense iniciou esta sexta-feira a discussão do Orçamento Geral do Estado avaliado em 150 milhões de dólares americanos, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Segundo o primeiro-ministro santomense, Gabriel Costa, o OGE para o presente ano económico visa combater a pobreza, aumentar o crescimento e diminuir as desigualdades sociais, estando a saúde entre os setores prioritários.

Ele explicou que o orçamento a ser discutido pelos deputados, a partir desta sexta- feira, visa ainda "minimizar a situação de centenas de bolseiros na Europa, em África e nalguns países da Americana Latina".

Trata-se de um "orçamento realista", disse o chefe do Executivo, reconhecendo porém que grande parte do seu financiamento virá dos parceiros de cooperação bilateral e multilateral.

Gabriel Costa reconheceu também ter ele pouco tempo para governar, mas que pretende fazer "uma boa execução", embora não seja “vendedor de sonhos”, e prometeu uma boa gestão do do erário publico.

“Temos o tempo necessário para lançar as bases para o futuro com pragmatismo e realismo. Não vou fazer promessas mirabolantes às pessoas, não vou vender sonho”, insistiu.

O governante recordou que, em matéria de investimento público, "a prestação de serviços não pode ser uma miragem devido ao posicionamento geostratégico" do arquipélago.

-0- PANA/IZ 15fev2013