Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Árabe insta ONU a autorizar equipamento de Exército líbio

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Parlamento Árabe, Ahmed Ben Mohammed Al Jarwan, exigiu das Nações Unidas o levantamento do embargo de armas para permitir ao Exército líbio fazer face ao terrorismo, proteger os civis e pôr termo à crise que atravessa o país, noticiou a imprensa líbia citando um comunicado.

Al Jarwan reiterou igualmente a sua condenação aos crimes cometido pela organização Daech (Estado Islâmico) na cidade líbia de Sirtes.

"Denunciamos fortemente os massacres selvagens perpetrados pela organização terrorista do Estado Islâmico na irmã Líbia e sobretudo na cidade de Sirtes, que custou a vida a numerosos civis e membros do Exército nacional líbio", afirmou.

Ele manifestou "a sua surpresa diante da passividade da comunidade internacional, em particular das Nações Unidas, a agir face a estes massacres, apesar dos recentes esforços para alcançar um acordo sobre a crise líbia".

O presidente do Parlamento Árabe qualificou o que acontece em Sirtes de "situação extremamente difícil onde os civis são expostos a massacres coletivos horrivelmente nas mãos da organização terrorista".

A Liga Árabe decidiu, no termo duma reunião de emergência terça-feira no Cairo (Egito), prestar apoio militar ao Governo legítimo líbio para lutar contra o terrorismo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 20agosto2015