Parlamento preocupado por ataques terroristas no norte do Benin
Cotonou Benin (PANA) - A Assembleia Nacional do Benin exprimiu a sua compaixão depois dos dois ataques terroristas no norte do país e apresentou as suas condolências às famílias enlutadas.
«A Assembleia Nacional condena veementemente estes ataques vis e mantém-se sem reservas ao lado das forças de defesa e segurança, bem como das populações civis pacíficas em todas as regiões do Benin», indica um comunicado da instituição transmitido sábado à PANA.
"Em nome de todos os seus colegas, o presidente Louis Gbèhounou Vlavnou apresentou as suas condolências às famílias dos ilustres desaparecidos que tombaram no campo da honra e deseja rápida recuperação aos feridos", indica o comunicado de imprensa.
A nota acrescenta que a Assembleia Nacional se mantém também está ao lado do Governo nesta situação imposta ao país e “continua pronta a contribuir incansavelmente para uma luta implacável contra o extremismo violento”.
Os deputados beninenses apelam para um diligente processo judicial e a uma sanção exemplar contra os autores destes actos, ao mesmo tempo que convidam os cidadãos, quaisquer que sejam as suas obediências políticas, religiosas ou sociais, a mostrarem o seu apego à paz denunciando sistematicamente movimentos suspeitos ou atitudes de defesa e as forças de segurança, mas também se recusando a aderir a qualquer ideologia que defenda a intolerância e a violência.
Nos últimos dias, as forças de defesa e segurança do Benin sofreram dois ataques perpetrados por elementos jihadistas nos departamentos de Alibori (nordeste) e Atakora (norte).
O primeiro ataque ocorreu na terça-feira, quando uma patrulha do Exército colidiu com jihadistas ai longo do rio Mékrou (nordeste), fazendo um morto.
No dia seguinte, durante a noite de quarta para quinta-feira, a base militar avançada na região de Porga (noroeste) foi atacada com a perda de dois militares benineses e de oito feridos.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/IZ 05dez2021