Agência Panafricana de Notícias

Parlamento moçambicano em sessão extraordinária sobre acordo de cessação de hostilidades

Maputo, Moçambique (PANA) – A Assembleia da República moçambicana (AR, Parlamento) reúne-se esta segunda-feira, na capital do país, Maputo, em sessão extraordinária para transformar em lei o acordo de cessação das hostilidades militares homologado sexta-feira pelo Presidente Armando Guebuza e pelo líder da Renamo e da oposição, Afonso Dhlakama.

Trata-se da IV sessão extraordinária na VII legislatura (a última) convocada pela Comissão Permanente da AR para “chancelar” leis sobre assuntos candentes e de interesse do país.

O Presidente Guebuza solicitou, sexta-feira, à AR o agendamento para apreciação, com carácter urgente, da proposta de lei que aprova o acordo sobre a cessação das hostilidades militares.

As Comissões dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (1ª), da Administração Pública, Poder Local (4ª) e de Defesa, Segurança e Ordem Pública (6ª) foram encarregadas de elaborar neste fim de semana os pareceres do Acordo submetido pelo chefe de Estado.

Segunda-feira é tolerância de ponto em Moçambique porque um feriado nacional, o 07 de Setembro, coincide com um domingo.

-0- PANA AIM/AC/MZ/IZ 07set2014