Agência Panafricana de Notícias

Parlamento maliano condena violações de direitos humanos no norte do país

Bamako, Mali (PANA) – O Parlamento maliano condenou vivamente as violações dos direitos humanos cometidas nas províncias do norte do país e em várias localidades de Mopti e de Ségou pelos grupos islamitas armados.

Numa resolução sobre a situação de segurança no país, o Parlamento insta o Governo a levar à Justiça os autores destas atrocidades, e declara-se solidário com as forças de defesa e segurança na execução da sua missão de salvaguarda da integridade territorial do Mali.

Por outro lado, diz rejeitar qualquer noção de independência e autodeterminação, e pede ao Governo um combate cerrado conta todos os movimentos armados, incluindo o Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA).

Reafirma igualmente a sua dedicação à diversidade étnica, cultural e religiosa e a sua vontade de ver todas as comunidades viver em paz e em harmonia.

O Mali está confrontado, há 10 meses, com a ocupação de dois terços do seu território por movimentos rebeldes e grupos islamitas armados determinados a impor no país a lei islâmica.

Há alguns dias, o Exército maliano, apoiado por França, lançou uma ofensiva para libertar as províncias ocupadas e espera apoio de vários outros países da África Ocidental e do Tchad.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 21jan2013