Agência Panafricana de Notícias

Parlamento maliano autoriza ratificação da convenção de luta contra estupefacientes no espaco CENSAD

Bamako, Mali (PANA) – O Parlamento maliano autorizou a ratificação da Convenção de Luta contra o Tráfico Ilícito de Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas adotada em junho de 2007 em Sirtes, no centro da Líbia, pela Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CENSAD), soube a PANA esta terça-feira de fonte oficial.

O espaço sahelo-sariano carateriza-se pela sua imensidade e pela porosidade das fronteiras dos Estados membros, favorecendo assim os tráficos de todos os tipos, nomeadamente os de droga e armas, de acordo com a fonte.

Segundo um perito próximo desta matéria, os meios de luta dos Estados, considerados isoladamente, continuam insuficientes, o que os levou a adotarem esta convenção que permitirá coordenar os esforços com vista a jugular este flagelo, indica a fonte.

Q convenção visa salvaguardar a segurança e a paz neste espaço comunitário, reforçar a cooperação entre os Estados signatários a fim de lutar eficazmente contra diferentes formas de tráfico.

Os Estados signatários comprometem-se a harmonizar as legislações nacionais em matéria de infrações relativas ao narcotráfico, exercer cada um as suas competências judiciais ao reprimir atos incriminados pela convenção quando cometidos nos seus territórios a bordo de navios ou aviões e pelos seus cidadãos ou indivíduos residentes habitualmente nos seus territórios.

Os Estados signatários decidiram ainda cooperar em matéria de troca de informações, de acordo com a fonte.

-0– PANA GT/JSG/FK/DD 26abril2011