Agência Panafricana de Notícias

Parlamento maliano adota programa do Governo de transição

Bamako, Mali (PANA) – O Parlamento maliano adotou terça-feira o programa da transição política apresentado pelo primeiro-ministro, Diango Cissoko, soube a PANA de fonte oficial.

O programa, solicitado há muito tempo pela comunidade internacional com vista a ajudar este país, incide essencialmente sobre a libertação do norte do Mali ocupado há 10 meses por grupos islamitas armados e a organização de eleições livres e transparentes num curto prazo para a restauração da vida constitucional normal.

Ele integra também a reconciliação nacional através dum diálogo com os movimentos favoráveis à integridade territorial do Mali, a laicidade e a recuperação da economia do país assolada por uma crise de segurança e institucional desde o golpe de Estado de 22 de março de 2012.

O custo da aplicação do programa é estimado em 200 biliões de FCFA (um dólar americano equivale a cerca de 500 FCFA) que serão mobilizados pelo Estado maliano e pelos parceiros do Mali.

O Presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, desejou a realização das eleições antes de 31 de dezembro, diante dos doadores reunidos em Addis Abeba, na Etiópia, em torno da crise maliana.

Os doadores prometeram disponibilizar 455 milhões de euros para financiar o desdobramento das forças africanas engajadas para a libertação do norte do Mali.

-0- PANA GT/TBM/CJB/TON 30jan2013