Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio suspende participação no diálogo interlíbio

Tobrouk, Líbia (PANA) – O Conselho dos Representantes (Parlamento) votou, segunda-feira durante uma sessão em Tobrouk (Leste), a suspensão da sua participação no diálogo interlíbio facilitado pela Missão das Nações Unidas na Líbia (MANUL) que deve culminar numa solução política de saída de crise que assola o país há meses.

O Conselho decidiu igualmente retirar os seus representantes no diálogo previsto quinta-feira em Marrocos e cujo principal objetivo é formar um Governo de consenso nacional.

Uma declaração que explica as razões da decisão de suspender a sua participação no diálogo será publicada ulteriormente, anunciou o Parlamento.

O Governo líbio saído do Parlamento formulou as suas apreensões em relação ao enviado da ONU, Bernardino Leon, que acusa de imparcialidade a favor de um dos protagonistas líbios.

A Líbia é dirigida por dois Parlamentos e dois Governos instalados no oeste e no este do país, que reivindicam a legitimidade, com a vantagem do reconhecimento da comunidade internacional.

Os participantes no diálogo concordaram com a formação de um Governo de consenso nacional com prerrogativas claras dirigido por uma figura independente e afastado dos conflitos, filiações partidárias, desafios regionais e outras disposições económicas e sociais.

-0- PANA BY/BEH/CJB/TON 23fev2015