Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio reclama por libertação de 2 membros seus

Tripoli, Líbia (PANA) - O Congresso Nacional Geral líbio (CNG, Parlamento) exigiu domingo a intervenção rápida do Governo para a libertação de dois membros seus sequestrados no mesmo dia por homens armados em Tripoli, a capital.

Sleiman Zoubi, deputado pela cidade de Benghazi (leste), e Fethi Al-Arbi de Janzour, de Tripoli, foram raptados domingo na capital líbia em circunstâncias ainda por elucidar.

Num comunicado, o CNG convida os raptores a libertá-los rapidamente, sob pena de assumirem a responsabilidade por qualquer atentado à sua integridade física.

Por seu turno, o Ministério da Justiça também denunciou o rapto do deputado Sleiman Zoubi, afirmando que, além da imunidade parlamentar de que goza, se trata antes de tudo dum cidadão líbio cuja detenção a lei proíbe.

O CNG, que se prepara para passar o poder ao novo Parlamento eleito a 25 de junho último e cuja sede foi estabelecida em Benghazi, convocou uma reunião terça-feira para fixar a data da cerimónia.

Tripoli conhece nos últimos meses um aumento de raptos de simples cidadãos, deputados ou membros das suas famílias, ativistas da sociedade civil, bem como jornalistas.

Estes raptos são às vezes obra de milícias fortemente armadas que fazem a lei na cidade, aproveitando-se do caos resultante da ausência de órgãos de segurança estatais.

Na opinião de muitos observadores, estas milícias são hoje financiadas por homens políticos que as utilizam para as suas finalidades pessoais, servindo os raptos para fazer pressão com vista a obter concessões ou intimidar um opositor político.

Os confrontos armados que opõem, desde a 13 de julho, grupos armados nos arredores do aeroporto aumentaram o caos de segurança na cidade.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 21julho2014