Parlamento líbio realça existência de "governo unificado" na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente da Câmara dos Representantes (Parlemento líbio), Aguila Saleh, sublinhou, quarta-feira, a importância da existência de um governo unificado na Líbia para concluir a operação eleitoral e realizar a vontade do povo líbio.
Saleh fez estes pronunciamentos durante um encontro com o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Abdoulaye Bathily.
Os dois interlocutores passaram em revista a evolução da situação na Líbia a todos os niveis, nomeadamente a evolução política e apoios aos trabalhos da Comissão Paritária 6+6 (composta por seis membros do Alto Conselho de Estado líbio e seis do Parlamento líbio baseado no leste do país) encarregue da preparação das leis eleitorais no país.
Ambos foram unânimes em afirmar que a solução na Líbia passa pela realização das eleições a fim de encerra esta etapa da transição no país.
"Estamos de acordo sobre a importância de concluírmos esta tarefa quanto antes e a necessidade de adotarmos leis aplicáveis", escreveu, por sua vez, Bathily numa série de twitteres
Reiterou que a realização de eleições globais e transparentes é a solução mais eficaz para ultrapassar a crise política atual e lançar bases sólidas a fim de construírem um futuro próspero para todos os líbios.
Por consideração para a Líbia e o seu povo, o representante de António Guterres (Secretário-Geral das Nações) disse ter encorajado o presidente da Câmara dos Representates a exortar os membros da Comissão Paritária 6+6 a limitarem suas discussões aos líbios e às duas Câmaras que eles delegaram.
Que eles publiquem as suas conclusões no território líbio, como sinal de transparência e respeito, preconizou.
Esforços estão a ser envidados atualmente no quadro da iniciativa de Bathily de se organizar eleições antes de finais de 2023 na Líbia.
Prova disto são reuniões, em particular, as entre a o Parlamento líbio e o Alto Conselho de Estado, ambos incumbidos da elaboração das leis eleitorais e de uma base constitucional para as eleições na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/DD 1junho2023