Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio promete respeitar decisão judicial sobre eleição de primeiro-ministro

Tripoli, Líbia (PANA) – O Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) anunciou segunda-feira que vai respeitar o veredito da Câmara Constitucional do Tribunal Supremo que invalidou, por inconstitucionalidade, a eleição do novo primeiro-ministro, Ahmed Maitigue.

O segundo vice-presidente do CNG, Salah al-Makhzoum, afirmou em conferência de imprensa que o Congresso vai aceitar o veredito da Câmara Constitucional e que o primeiro-ministro cessante permanecerá no seu posto.

Ele sublinhou, no entanto, que o CNG espera ver os pormenores do veredito para conhecer o suporte em que a Justiça se baseou para declarar esta eleição anticonstitucional a fim de tomar as disposições necessárias.

Al-Makhzoum afirmou, por outro lado, que : « este veredito vai servir de caso de escola duma decisão do Tribunal Supremo como sendo uma conquista da Revolução Líbia de 17 fevereiro ».

A Câmara Constitucional examinou, lembre-se, quinta-feira última, os 14 recursos interpostos por alguns deputados relativamente à irregularidade da eleição do novo primeiro-ministro.

O primeiro-ministro cessante, Abdallah Al-Theni, recusou-se a entregar o poder ao seu sucessor, enquanto se aguardava pela decisão judicial sobre estes recursos que denunciavam a irregularidade da eleição de Maitigue.

Eleito a 4 de maio último em circunstâncias confusas que deram lugar a diversas interpretações por parte dos membros do CNG, Ahmed Maitigue foi confirmado no seu posto por um decreto do presidente do CNG.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/IZ 10junho2014