Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio opta por diálogo para escolha de primeiro-ministro

Tripoli, Líbia (PANA) - O Congresso Nacional Geral, a mais alta autoridade da Líbia, optou, segunda-feira à noite após rudes e longas discussões, pelo diálogo e pela concertação entre as coligações políticas e os independentes no seio do Parlamento para designar o primeiro-ministro que deve dirigir um Governo de transição de 18 meses.

Numa sessão precedente, o Congresso debateu propostas sobre o procedimento a adoptar para a escolha do primeiro-ministro.

Trata-se de escolher o primeiro-mnistro entre os membros do Congresso, por voto ou pelo diálogo e a concertação entre as coligações políticas e os independentes no seio da instituição parlamentar.

O Congressou rejeitou, domingo à noite, a lista de dez membros apresentada pelo primeiro-ministro eleito, Moustapha Abou Chagour.

Ele tinha igualmente recusado conceder, terça-feira passada, a sua confiança ao primeiro Governo de 26 membros apresentado por Abou Chagour.

O vice-presidente do Congresso, Jumaa Attika, advertiu do perigo de "vazio político" que abalava o país em caso de rejeição do Governo apresentado por Dr Abou Chagour e da necessidade de encontrar uma solução a esta "crise perigosa".

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 09out2012