Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio exorta comunidade internacional a ajudar Líbia face ao terrorismo

Tobrouk, Líbia (PANA) - A Câmara dos Representantes (Parlamento) da Líbia pediu à comunidade internacional para assumir as suas responsabilidades perante o seu país, com vista a jugular a expansão de grupos terroristas ativos no território líbio.

Num comunicado divulgado terça-feira na sua página Facebook, o Parlamento líbio condenou a expansão dos grupos terroristas que atingiu as cidades de Misrata, al-Gouba, Hraoua (leste) e Sirtes (centro).

Por outro lado, a Câmara dos Representantes apelou a todos os Líbios para defenderem a legitimidade do Estado a fim de combaterem o terrorismo onde for.

Exortou a comunidade internacional a assumir as suas responsabilidades bem como a apoiar o Exército Nacional em termos de equipamentos a fim de lhe permitir repelir ameaças do terrorismo.

O comunicado sublinhou que a unidade do Exército é um dos mais importantes meios da luta contra o terrorismo e o Parlamento congratula-se com todas as iniciativas de conciliação e de diálogo que emergem de todo o país.

A ala líbia de Daech (Estado Islâmico) progrediu muito nos últimos dias na Líbia ilustrando-se por uma série de ações violentas, apoderando-se com sucesso, durante alguns meses, da cidade de Sirtes (cerca de 450 quilómetros ao leste de Tripoli), consolidando assim a sua influência e ameaças não só na Líbia mas também na região.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/DD 03junho2015