Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio estuda propostas para levantamento de bloqueio de campos petrolíferos

Tripoli, Líbia (PANA) – A comissão de crise encarregue de resolver o problema do disfuncionamento no setor do petróleo vai expor, quarta-feira, aos 200 membros do Congresso Nacional Geral propostas sobre como pôr termo aos protestos nos campos petrolíferos, anunciou segunda-feira o responsável da Comissão de Energia do Parlamento.

Saad Ben Charrada indicou, todavia, que nenhum acordo foi alcançado entre o Governo e os medianeiros das tribos e diferentes grupos de manifestantes que bloquearam a produção de petróleo no país desde o fim do mês de julho.

Segundo ele, nenhum acordo foi alcançado em relação à abertura dos campos petrolíferos e os manifestantes continuam a negociar sobre as suas reivindicações com os presidentes da Câmara e os medianeiros.

Na semana passada, a produção de petróleo da Líbia era de 150 mil barris diários, o mais baixo nível registado no país desde o fim da guerra, contra uma capacidade de produção de 1,6 milhão barris diários.

Os manifestantes, que fecharam os campos petrolíferos, reivindicam vários pontos relativos, entre outros, ao aumento de salários, à introdução de mudanças na administração, ao reforço da autonomia dos poderes locais, o que torna difíceis as negociações.

Um grupo armado fechou, há duas semanas, as condutas que abastecem desde os campos de al-File e de al-Charara os portos de Milita e deval-Zawiya. A capacidade de produção destes dois campos é estimada em cerca de 500 mil barris diários.

-0- PANA AD/IN/JSG/IBA/CJB/TON 10set2013