Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio bloqueado devido a boicote de parte dos seus membros

Tripoli, Líbia (PANA) – O Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) líbio não pôde realizar a sua sessão prevista para terça-feira por falta de quórum, devido ao prosseguimento do boicote dos trabalhos por alguns dos seus membros, segundo o porta-voz oficial, Omar Ahmeidan.

Os deputados revoltados exigem nomeadamente « medidas práticas para a execução de um programa de trabalhos, a determinação de algumas prerrogativas e a criação de comissões para investigar sobre algumas questões ».

Segundo Omar Ahmeidan, uma comissão foi criada para estabelecer contactos e negociar com os deputados revoltados e a presidência do CNG.

Ele indicou que um acordo foi alcançado sobre o programa dos trabalhos e os mecanismos para a organização das próximas sessões do Congresso.

As exigências levantadas pelos deputados boicotantes foram igualmente integradas no programa das três próximas sessões, segundo o porta-voz do CNG.

São relativas à questão da província da Cirenaica, ao memorando sobre a anulação da decisão que deu alguns poderes ao presidente do Parlamento, à instalação rápida de uma comissão parlamentar para investigar sobre o rapto do primeiro-ministro do Governo provisório e para esclarecer o financiamento de 900 milhões de dinares líbios a favor de grupos armados e, finalmente, à eleição do vice-presidente do Congresso e do seu relator.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 30out2013