Agência Panafricana de Notícias

Parlamento líbio ab-roga lei sobre isolamento político

Túnis, Tunísia (PANA) - A Assembleia Nacional líbia ab-rogou segunda-feira a controversa lei sobre o isolamento político e administrativo que proíbe os antigos dignitários do antigo regime do coronel Muamar Kadafi (1969-2011) de ocupar funções no seio do Governo líbio.

A lei foi adotada a 5 de maio de 2013 pelo Congresso Nacional Geral (CNG), Parlamento cessante líbio, lembre-se.

Segundo Tarek al-Jarouchi, deputado do novo Parlamento reconhecido no plano internacional, a Assembleia Nacional "votou a ab-rogação da lei de isolamento político" durante uma sessão parlamentar na presença de 101 deputados.

A Líbia viveu um amplo debate sobre a lei, suscitado pelo facto de que a legislação visou 36 funções de direção para o período que vai da ascensão de Kadafi ao poder, a 1 de setembro de 1969, até à sua destituição em outubro de 2011, na sequência duma insurreição popular apoiada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

A outra crítica feita à lei concerne ao facto de que ela tenha sido adotada na sequência da invasão, por milícias armadas, da sede do Parlamento cessante e de vários ministérios de transição, fazendo muitos acreditarem que o texto foi votado sob o coação das armas.
es armes.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/FK/IZ 03fev2015