Parlamento exige testes em massa em deputados e pessoal no Gana
Accra, Gana (PANA) – O presidente do Parlamento ganense, Mike Aaron Oquaye, exigiu uma testagem em massa imediata de covid-19 dos deputados e pessoal parlamentar, com a retomada terça-feira das atividades parlamentares num cenário de pico dos casos confirmados, no país.
Apelou para a cooperação de todas as partes envolvidas para o êxito esta operação.
A diretiva faz parte das medidas instituídas pela Comissão dos Serviços Parlamentares com vista a prevenir um aumento da pandemia no seio da legislatura, relatou a imprensa local.
Antes do encerramento da Assembleia Nacional, 10 deputados e cinco membros do pessoal ficaram em quarentena obrigatória, depois do regresso ao país de uma viagem no estrangeiro, antes do encerramento das fronteiras.
"Embora não haja vacina cientificamente aprovada, devemos respeitar todos os protocolos de higiene estabelecidos que são necessários para garantir a nossa segurança”, declarou Oquaye.
Neste momento, o Gana contabiliza 6.096 casos positivos, 1.773 curas e 31 mortes.
Além disso, o número de trabalhadores com testes positivos na fábrica de transformação do peixe de Tema, a cerca de 25 quilómetros no leste de Accra, passou de 533 para 695, infetados por um dos seus colegas.
O diretor de supervisão de doenças o Serviço de Saúde do Gana, Franklin Asiedu Bekoe, declarou, no seu briefing diário com a imprensa, que 624 outros trabalhadores da Pioneer Food Cannery testaram negativo e esperam os resultados do seu segundo teste, numa empresa de mais de mil e 300 trabalhadores.
Notou que a melhoria no seguimento de contactos permitiu identificar outros casos escondidos.
-0- PANA MA/AKA/BEH/MAR/IZ 21maio2020