Agência Panafricana de Notícias

Parlamento exige esclarecimentos sobre violência eleitoral no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O presidente da Assembleia Nacional do Burkina Faso, Salifou Diallo, apelou segunda-feira à Justiça para elucidar o dossiê da onda de violência em que três pessoas foram mortas durante a eleição de autarcas nalguns distritos do país.

Segundo Diallo, que falava na abertura duma sessão extraordinária dos trabalhos da Assembleia Nacional, a Justiça deve esclarecer estes casos e sancionar os faltosos com todo o rigor possível, "dando assim prova de que a força deve ceder à lei".

Pelo menos três pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas em confrontos violentos entre militantes de partidos políticos concorrentes à presidência de câmaras municipais.

Até agora, 14 dos mais de 348 distritos burkinabes que realizaram eleições autárquicas, a 22 de maio, « não puderam eleger os seus autarcas », até agora devido à violência, afirmou segunda-feira o ministro da Administração Territorial, Simon Compaoré.

A oposição política apelou, por seu turno, para que se tome « disposições para uma reforma do Código Eleitoral para que a calma volte ao país.

-0- PANA NDT/IS/MAR/IZ 11julho2016