Agência Panafricana de Notícias

Parlamento europeu quer respeito pelo prazo constitucional para eleições na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Por iniciativa do Grupo dos Socialistas e Democratas, o Parlamento europeu adotou quinta-feira última em Estrasburgo, em França, uma resolução na qual apelam às autoridades congolesas “para respeitarem plenamente a Constituição na perspetiva das próximas eleições presidenciais”.

« Exortamos as autoridades congolesas a apresentarem, sem delongas, um calendário eleitoral e um orçamento para as eleições presidenciais em pleno respeito pelo prazo constitucional », sublinha a resolução a que a PANA teve acesso.

Neste documento, os deputados europeus consideram "crucial" o papel que deve desempenhar a União Africana (UA) «para prevenir uma crise política maior » na África Central, instando expressamente a África do Sul a envolver-se em prol do respeito pela Constituição da República Democrática do Congo (RDC).

Em princípio, a União Europeia (UE) deve enviar uma missão de observação eleitoral para supervisionar o desenrolamento deste escrutínio na RDC.

A UE deverá, por outro lado, desembolsar uma ajuda financeira "ad hoc" (informal) para a organização da votação, nomeadamente para a formação dos agentes eleitorais e a aquisição de kits eleitorais.

Nesta resolução, os eurodeputados exprimem « a sua profunda preocupação face à situação cada vez mais instável na RD Congo, num contexto pré-eleitoral incerto”.

-0- -0- PANA AK/JSG/FK/DD 11março2016