Agência Panafricana de Notícias

Parlamento do Rwanda adota lei da exploração da energia nuclear

Kigali, Rwanda (PANA) - A Câmara dos Deputados do Rwanda adotou quinta-feira por unanimidade a lei da exploração da energia nuclear na perspetiva de estimular o desenvolvimento socioeconómico do país confrontado com a penúria de eletricidade há mais duma década.
 
Falando diante do Parlamento, a secretária de Estado para a Energia, Colette Ruhamya, considerou que era importante para o Rwanda começar a desenvolver o setor nuclear para melhorar as condições de vida da população.

A nova lei deverá ser promulgada pelo Presidente Paul Kagame após a sua revisão pelo Conselho de Ministros num período de três meses, a partir do dia da sua adoção pelo Parlamento, indica-se.

Para assegurar a sua energia, o Rwanda recorreu às centrais hidroelétricas cuja produção é às vezes reduzida pela baixa do nível das águas dos lagos.

« Com a exploração da nova forma de energia, o Rwanda vai beneficiar anualmente de 70 milhões de dólares americanos por parte da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) », afirmou Ruhamya.

-0- PANA TWA/AAS/MAR/IZ 10junho2011