Agência Panafricana de Notícias

Parlamento cessante líbio condiciona diálogo à revisão de projeto de acordo político

Tripoli, Líbia (/PANA) - O Congresso Nacional Geral (CNG), Parlamento cessante da Líbia, reafirmou a necessidade de examinar as emendas que propôs ao projeto de acordo patrocinado pelas Nações Unidas antes de retomar a sua participação no diálogo.

Durante uma conferência de imprensa em Tripoli, no fim de semana, o vice-presidente do CNG, Saleh al-Makhzoum, afirmou que "o Congresso está determinado a continuar o diálogo, o que nós reafirmámos à Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), mas dentro das normas que exigimos".

A MANUL "vai contactar-nos nos próximos dias para novas propostas que vão ajudar a continuar o diálogo a fim de considerar as observações que o Congresso afirma necessárias para realizar o equilíbrio", indocou Al-Makhzoum, chefe da delegação do CNG ao diálogo interlíbio.

"A assinatura (do projeto de acordo político) realizada por uma só parte representa uma assinatura unilateral e não conduziu a nenhum resultado, pelo que a MANUL não pode realizar resultados", sublinhou Al-Makhzoum, acrescentando que a assinatura de qualquer futuro acordo deve ser entre o novo Parlamento de Tobruk e o Congresso Nacional Geral de Tripoli.

Por sua vez, o membro do CNG, Abderahman al-Swehli, precisou que a reunião com o chefe da MANUL, Bernardino Leon", na capital argelina, Argel, permitiu abordar as exigências do regresso da equipa de diálogo do CNG à mesa de negociação e o acordo sobre um mecanismo para a continuação do diálogo.

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 03agosto2015