Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os deputados burkinabes aprovaram por unanimidade, terça-feira, o projeto de lei que autoriza a participação do Burkina Faso no acordo de cooperação judicial entre o Mali, o Níger e o Tchad assinado, em Niamey, a 9 de maio de 2017, como parte do G5 Sahel, anunciou o Ministério da Justiça.
Este projeto foi defendido pelo Governo representado pelo ministro da Justiça, Bessolé René Bagoro, que explicou que o acordo permitirá ao Burkina Faso reunir recursos na luta contra o terrorismo e reprimir a criminalidade transfronteiriça.
"Essa cooperação judicial também permitirá um arsenal legal de proteção a testemunhas na luta contra o terrorismo", alegou o Ministério da Justiça, numa nota de informação.
Os países do G5 Sahel (Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad) enfrentam vários desafios, incluindo a progressão da ameaça do terrorismo e do crime organizado.
A organização do G5 Sahel pretende lutar contra a insegurança e realizar ações de desenvolvimento para desencravar a área.
O Burkina Faso preside atualmente à Força do G5 Sahel.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/IZ 20março2019