Agência Panafricana de Notícias

Parlamento bloqueia projeto de lei da liberdade de informação na Nigéria

Abuja- Nigéria (PANA) -- A Assembleia Nacional da Nigéria não votará o projeto de lei da liberdade de informação no seu mandato atual, indicou o presidente da Comissão de Comunicação da instituição, Ahmed Aliyu Wadada.
Wadada, que falava a jornalista presente na Assembleia Nacional em Abuja, declarou que, embora os deputados não tenham rejeitado a votação do projeto de lei, o diploma não poderá ser examinado enquanto partes do documento permanecerem "confusas".
"Quanto maior for a transparência, melhor é para nós todos", declarou, convidando os Nigerianos a ser um pouco mais pacientes com a Assembleia Nacional.
Ele sublinhou que embora os objetivos do projeto de lei da liberdade de informação encontrem "um eco favorável nos deputados", o documento no seu conjunto foi submetido ao procedimento legislativo normal.
"E este procedimento exige que se levantem primeiro as zonas cinzentas, antes de a lei da liberdade de informação ser finalmente votada", disse.
Pronunciando-se sobre as eleições gerais de 2011 no país, a Comissão de Comunicação da Assembleia Nacional exortou o chefe de Estado a dotar as agências de informação do país dos meios necessários para melhor informarem os Nigerianos.