Agência Panafricana de Notícias

Parlamento avalia impacto da crise internacional em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A Assembleia Nacional (Parlamento) de Cabo Verde vai debater, durante a sessão que começa quinta-feira, a evolução e o impacto da crise internacional no arquipélago, soube a PANA quarta-feira na Praia de fonte parlamentar.
Na ocasião, os deputados deverão reapreciar também as medidas que foram preconizadas no âmbito do Orçamento do Estado (OE) para fazer face à crise.
A iniciativa do debate parlamentar partiu da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), a força política maioritária no Parlamento e que suporta o Governo liderado pelo primeiro-ministro José Maria Neves.
O líder parlamentar do PAICV, Rui Semedo, justificou a iniciativa com o facto de se registar uma tendência para o agravamento da crise, com reflexos nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia e repercussão em Cabo Verde, onde ela é mais visível sobretudo nas áreas da imobiliária turística e da construção civil.
Com o debate parlamentar, o PAICV pretende avaliar as medidas tomadas no país para debelar as dificuldades provocadas pela crise e as que se impõem para ultrapassar a situação que começa a ter consequências directas no aumento do desemprego com o despedimento de trabalhadores pelas empresas mais atingidas.
Rui Semedo frisou que o PAICV pretende avaliar as medidas fiscais aplicadas no âmbito do OE 2009, com vista a proteger as famílias e as empresas cabo-verdianas dos efeitos da crise.
Do mesmo modo, o Movimento para a Democracia (MPD), principal partido da oposição em Cabo Verde, anunciou também que irá propor ao Parlamento a tomada de medidas destinadas a minimizar os efeitos da crise internacional.