Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Parlamento de transição do Burkina Faso autorizou terça-feira o envio de um contingente militar ao Níger, para um período renovável de três anos, soube fonte oficial.
Num comunicado, o Parlamento indicou que o projeto de lei que autoriza o envio de um contingente militar à República do Níger foi votado por unanimidade pelos 71 membros da Assembleia Legislativa de Transição.
A mesma fonte sublinha que a duração da missão será de três meses renováveis, a partir da data efetiva do envio, ou da data do início da intervenção da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Para o deputado, Sié François d'Assise Sawadogo, relator da Comissão de Relações Exteriores, Defesa e Segurança (CAEDS), o tamanho do contingente pode variar de poucos indivíduos a milhares e pode envolver civis e auxiliares do Exército.
Desde o golpe de Estado no Níger, a 27 de julho último, as autoridades burkinabes reafirmaram o seu apoio à junta no poder neste país vizinho que está sob ameaças da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que pretende intervir militarmente para repor no poder o deposto Presidente nigerino, Mohamed Bazoum.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 20setembro2023