Parlamento aprova candidaturas de primeiro-ministro e Vice-Presidente no Burundi
Bujumbura, Burundi (PANA) - A Assembleia Nacional do Burundi (Parlamento) aprovou terça-feira as candidaturas para os cargos de primeiro-ministro e Vice-Presidente no futuro Governo burundês na pessoa, respetivamente, do comissário-geral da Polícia, Alain Guillaume Bunyoni (48 anos) e de Prospère Bazombanza (60), soube a PANA de fonte parlamentar, em Bujumbura.
O general Bunyoni é o ministro cessante da Segurança Pública e Prevenção das Catástrofes Naturais e pertence ao Conselho Nacional de Defesa da Democracia /Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, maioria).
O futuro Vice-Presidente da República, saído da Unidade para o Progresso Nacional (UPRONA, ex-partido único), entretanto, ocupou as mesmas funções entre 2014 e 2015.
O Burundi elegeu, a 20 de maio passado, um novo Presidente da República, na pessoa do general reformado Evariste Ndayishimiye, que tomou posse quinta-feira última para um mandato de sete anos, renovável uma vez, segundo a Constituição do país.
O Vice-Presidente da República e o primeiro-ministro devem ainda ser nomeados por decreto presidencial e tomar posse para assumir a função, segundo os procedimentos legais.
No termo destes procedimentos, o primeiro-ministro vai propor um novo Governo ao Presidente da República, constitucionalmente chefe de Estado.
O Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, morreu a 8 de junho, oficialmente de paragem cardíaca
O funeral nacional do defunto Presidente burundês está marcado para a próxima sexta-feira, em Gitega, a nova capital política do Burundi.
-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 23junho2020