Agência Panafricana de Notícias

Parlamento adia reabertura de escolas por receio de Ébola na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - O Parlamento serraleonês anunciou sexta-feira o adiamento por duas semanas da reabertura das aulas no país aparentemente por receio de novo surto da febre do Ébola.

Os estabelecimentos escolares estão encerrados desde julho do ano passado depois do surto do Ébola, e o Governo fixou para 30 de março corrente a reabertura das aulas.

Não foi avançada oficialmente nenhuma razão do adiamento do reinício das aulas, mas o recente ressurgimento da infeção do vírus do Ébola poderá estar na origem desta medida

A Doença do Vírus do Ébola nos três países da União do Rio Mano, designadamente a Guiné- Conakry, a Libéria e a Serra Leoa, matou 10 mil pessoas, segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Enquanto a Libéria, o país até aqui mais afetado, conteve o vírus e ficou há mais de duas semanas sem uma infeção, um pico nas infeções está agora situado na Serra Leoa.

A Guiné-Conakry conteve igualmente em grande medida o vírus.

O facto de o Parlamento não ter dado nenhuma razão oficial para o adiamento gerou especulações de que o recente ressurgimento o possa ter forçado a reexaminar a data da reabertura das aulas.

-0- PANA BSA/VAO/MTA/IS/MAR/IZ 13março2015