Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Pan-africano condena golpe de Estado no Mali

Cartum, Sudão (PANA) – O Parlamento Pan-africano condenou esta quinta-feira o uso da força para destituir o Governo eleito no Mali, segundo um comunicado da instituição continental transmitido à PANA.

«O presidente do Parlamento Pan-africano (PAP), Moussa Idriss Ndélé, continua a acompanhar com uma preocupação crescente os acontecimentos ocorridos no Mali », indicou quinta-feira o comunicado.

O comunicado sublinhou que Ndélé « condena com firmeza, em nome do PAP, todas as formas de violência, bem como as tentativas inconstitucionais por alguns elementos do Exército maliano para confiscar o poder pela força ».

Segundo o texto, o PAP afirma que o Governo atual do Presidente Amadou Toumani Touré continua a ser « o Governo legítimo e constitucionalmente eleito da República do Mali ».

Soldados que se amotinaram num quartel de Bamako para denunciar a incapacidade do Estado de pôr termo à rebelião tuaregue no norte do país acabaram por tomar, quarta-feira à noite, o controlo da rádiotelevisão maliana, a ORTM, e do Palácio Presidencial.

Um porta-voz da junta anunciou quinta-feira na televisão nacional o fim do regime do Presidente Amadou Toumani Touré.

-0- PANA MO/VAO/LSA/TBM/FK/TON 22março2012