Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Europeu convida Comissão Eleitoral a divulgar resultados no Senegal

Dakar, Senegal (PANA)- A delegação do Parlamento Europeu convidou, durante uma conferência de imprensa terça-feira em Dakar, a Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) a divulgar "o mais rápido possível" os resultados oficiais do escrutínio presidencial realizado domingo no país.

Numa declaração distribuída na ocasião pela Missão de Observação da União Europeia (MOE/UE), o chefe da delegação, Cristian Dan preda, apelou às autoridades senegalesas a demostrar a mesma responsabilidade que a demostrada pelos eleitores, divulgando rapidamente os resultados oficiais.

"A administração eleitoral vai ganhar em transparência procedendo mais amplamente à colocação na internet de informações de que ela dispõe em tempo real", disse o chefe da delegação antes de acrescentar que o número de informações veiculadas por todas as partes apenas faz alimentar a tensão e a suspeição.

"Na era da internet, não é concebível que os Senegaleses esperem até sexta-feira pelos resultados oficiais enquanto a imprensa divulga que nenhum candaditos tem uma maioria", deplorou Dan Preda.

Ele indicou que, em conformidade com a legislação senegalesa, a organização duma segunda volta pareceria inevitável, felicitando o povo senegalês pela sua calma e pela sua paciência diante das assembleias de voto.

Segundo as tendências anunciadas pela imprensa senegalesa, o chefe de Estado cessante, Abdoulaye Wade, e o seu antigo primeiro-ministro Macky Sall lideram diante de 12 outros candidatos e deverão disputar uma segunda volta.

-0- PANA COU/TBM/IBA/MAR/TON 28fevereiro2012