Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Europeu contra condenação a 15 anos de prisão de opositora no Rwanda

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Parlamento Europeu exprime a sua preocupação pela condenação a 15 anos de prisão, no Rwanda, de Victoire Ingabire, presidente do partido das Forças Democráticas Unificadas (FDU-oposição radical) pelo Tribunal Supremo de Apelação.

Numa resolução adotada, no fim de semana, em sessão plenária em Estrasburgo, em França, o Parlamento Europeu insurge-se, por outra lado, contra a deterioração das condições em que a opositora Ingabire está presa.

Victoire Ingabire foi condenada, a 30 outubro de 2012, por terrorismo e por ter feita uma outra leitura do genocídio rwandês de 1994, defendendo que os Hutus (tribo maioritária) no Rwanda, ou seja 90 porcento da população, foram mais assassinados do que os Tutsi (Tribo minoritária) durante estes massacres que fizeram quase um milhão de mortos, segundo vários relatórios das Nações Unidas e de Organizações Não Governamentais (ONG).

Nesta resolução, os eurodeputados apelam às autoridades rwandesas para fazerem com que o processo de recurso de Victoire Ingabire seja justo.

O órgão legislativo europeu condena ao mesmo tempo qualquer ato de intimidação, detenção e julgamento dos líderes e militantes da oposição, bem como de jornalistas e de outros cidadãos rwandeses apresentados como críticos ao Governo do Presidente Paul Kagame (Tutsi), « unicamente por exprimirem seus pontos de vista ».

-0- PANA AK/IS/FK/DD 11out2016