Agência Panafricana de Notícias

Papa pede apoio para desenvolvimento de África

Luanda- Angola (PANA) -- O Papa Bento XVI apelou, sexta-feira em Luanda, ao apoio de iniciativas para o desenvolvimento do continente africano como a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) e o Pacto para a Segurança, Estabilidade e Desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos.
"Os próprios africanos, trabalhando juntos para o bem das suas comunidades, devem ser os agentes primários do seu desenvolvimento", disse o Sumo Pontífice durante um encontro com membros do Governo angolano, entidades religiosas, representantes da sociedade civil e do corpo diplomático.
O Santo Padre referiu-se igualmente a outras iniciativas africanas que promovem a transparência, o exercício comercial honesto e a boa governação.
Sublinhou que o desenvolvimento económico e social de África requer a coordenação do Governo nacional com as iniciativas regionais e as decisões internacionais.
"Uma tal coordenação supõe que as nações africanas não sejam vistas apenas como destinatárias dos planos e soluções elaborados por outros", afirmou.
O Papa Bento XVI iniciou sexta-feira uma visita pastoral de três dias a Angola, segunda etapa do seu primeiro périplo por África iniciado nos Camarões.